top of page

Dicas para as festas de final de Ano com criança autista


Festas de final de ano chegando tudo pronto e coloque sua roupa nova e vai! #sqn rsrs Não é tão simples assim quando se tem crianças né?

Trouxe algumas dicas para facilitar e evitar alguns stress para que as mamães e papais curtam muito!

Onde vai ser a festa?

Se for em casa é muito mais fácil, eu escolhi passar o natal com a família em casa e isso facilita porque o Arthur está no seu ambiente, não preciso fazer história social, nem me preocupar com bagunça, com onde ele vai dormir, etc... mas se você vai para casa de alguém vamos as dicas.

História social e Previsibilidade

Se possível mostre fotos da casa, do hotel, sítio restaurante, se você já tiver ido ao local, mostre foto da criança no local, mostra foto e vai contando quem vai estar na festa o que vão fazer, fala sobre o papai noel, a hora dos presentes, no ano novo avise sobre a hora jantar, dos fogos aliás fogos é um assunto importante!

Tudo o que puder ir avisando, conversando, e mostrando foto vai facilitar.

O que vai comer?

Time que está ganhando não se mexe hein? Nas festas tem muita comida deliciosa, coisas que só comemos no final do ano e as crianças podem não estar acostumadas! Eu levo a comidinha do Arthur pra ele ficar tranquilo, se quiser experimentar alguma coisa ok, mas já vai estar alimentado no horário de costume!

Na dúvida não sabe se vai ter o que a criança gosta, leva! Mantenha o horário mais perto da rotina.

E na Hora da festa?

Música, som alto, muita gente, criança correndo, agitação, risadas, a gente precisa cuidar com o tempo de exposição a estes estímulos, se você sabe que o excesso de estímulos desorganiza, não deixa chegar no limite, reveze tirando um

Pouco do ambiente e levando para um ligar calmo depois volte! Nas minhas festas claro não tem som alto, ou nem musica tem rsrs é tanta gente falando que já tem barulho demais.

O que fazer durante a festa?

Leve atividade! Não são todas, mas a maioria das crianças autistas tem dificuldade de Interação, mesmo com um monte de crianças por perto o Arthur brinca mais sozinho ou com adultos, para ele brincar com as crianças é bem difícil, então eu levo brinquedo, e iPad ou celular com muitos vídeos jogos e bateria.

Caso vá para casa de alguém que não tem crianças leve tudo rsrs arrume atividade para passar o tempo.

E como fica Hora de dormir?

Em dia de festa Ninguém vai dormir as nove né? Por aqui eu organizo bem a soneca, coloco a soneca mais tarde, para ficar acordado até mais tarde! Vou acompanhando os sinais, quando começa a ficar chatinho, chorar sem motivo, hora de dormir, ofereço um lugar que ele possa dormir ou vamos embora pra casa. O Arthur se tiver com sono dorme em qualquer lugar então tenho essa vantagem.

E o papai e a mamãe se diverte como?

Revezando ou usando a rede de apoio!

Não dá pra gente ficar papeando o tempo todo, alguém tem que ficar de olho, pra não mexer, não subir, não cair, etc...

eu indico os pais já irem conversados, cada um fica um pouquinho de olho, e se tiver rede de apoio, tia, tio, vovó a gente delega um pouquinho! Se você é tia, tio, amigo, amiga, vó, que tal pegar a criança uns 30 minutinhos para dar uma folguinha para os pais.

Abraços, beijos, não force

Festas dia de ver um monte de gente que não vê faz tempo, ou que nunca a criança viu é tia, tio, primo, amigo, aqui na minha família no ano novo somos em mais ou menos 57 pessoas, ensino o Arthur à falar oi para todo mundo, mas ele não gosta muito de dar beijo, ele só da rosto, deixa a criança a vontade! Fiz o Arthur entregar os presentes de natal, eu falava a pessoa ele entregava para qualquer um, ou jogava no chão se ele soubesse falar ele falaria, que saco mãe estou cansado rsrs eu abusei um pouquinho.

Como fica na hora dos fogos?

No natal tem um pouquinho de fogos, mas no ano novo é muito! Não são todos os autistas que tem intolerância à sons altos e fogos mas a maioria tem sensibilidade. Por Aqui o Arthur não tolera, ele se assusta, tem medo, desorganiza e pode ter até uma crise. Não dá para ficar nenhum pouquinho, então eu evito o máximo, saio do ambiente, fico em um quarto, evito o máximo a exposição torcendo para acabar logo. Escolha alguém que não liga pra ver os fogos, e coloque para cuidar da criança. Quando a criança esta acostumada com fone abafador, esta pode ser uma opção. Ano paassado vimos os fogos na Av. Paulista, foi lindo e sem som, mas o Arthur desorganizou quando viu muita gente. Saímos de la rapidinho.

Se você vai ser o anfitrião da festa como pode ajudar?

Primeiro saiba que nós como pais nunca estaremos confortáveis e relaxados, mas obrigada por nos convidar, pra gente é muito importante estar em uma festa, tem muitas famílias que tem crianças autistas que não são convidadas pra eventos sociais, os pais e a criança são excluídas.

Se a festa vai ser na sua casa, ajuda a gente, sem querer abusar mas já abusando, tira do alcance das crianças objetos, coisas que possam quebrar, coisas importante que você não quer que ninguém mexa. Algumas crianças são muito curiosas, quando chegam em um ambiente novo querem conhecer, explorar, podem querer mexer e pra gente ficar falando o tempo todo, não pode, não mexe , quebra, machuca, vai ser muito desgastante! O Arthur por exemplo aprende que não pode, mas eu teria que ir muitas vezes no local, falar e repetir muitas vezes para ele aprender e durante uma festa não vai ser possível ensinar. A gente já vai ficar mais tranquilo. Ah se você pude, pergunta pra mãe da criança se ela precisa de alguma coisa, talvez tenha alguma observação.

E se desorganizar?

Leva para um ambiente calmo, tranquilo, não deu certo, tudo bem, vamos embora mais cedo, faz parte, acha uma coisa positiva na situação, dorme mais cedo para aproveitar melhor o outro dia!

Espero que tenham gostado das dicas, eu gostaria muito de ter recebido estas dicas no primeiro natal, ano novo pós diagnóstico.

Boas festas a todos!

Um Abraço,

Amanda Ribeiro

Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!

Instagram: @mamaequeviaja Facebook: https://www.facebook.com/mamaequeviaja/ Youtube: Canal: Mamãe Que Viaja

Tags:

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page