TEA e Prematuridade qual a relação?
A prematuridade tem sido associada ao aumento de risco para o TEA (Transtorno do espectro do Autismo)
São considerados bebês prematuros, bebês que nascem antes da 37ª semana de gestação! Os bebês que nascem com peso abaixo de 2,5 kilos são considerados baixo peso. Os prematuros extremos são bebês que nascem antes das 28 semanas de gestação.
O desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimento na medicina permitem, que cada vez mais o número de prematuros com baixo peso sobreviva.
Os prematuros são mais propensos a terem atrasos no desenvolvimento e sequelas neurológicas devido às condições do seu nascimento.
Nem todos os bebês prematuros desenvolvem alterações neurológicas, mas estes bebês estão mais propensos a ter atrasos em algumas áreas como neuropsicomotor que podem apresentar atraso de fala, atraso cognitivo, transtorno de aprendizagem, dificuldade comportamental e atrasos na coordenação motora!
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) caracteriza-se por perdas quantitativas e qualitativas nas áreas de comunicação, interação social e comportamento, estas alterações aparecem e podem se tornar evidente antes dos 3 anos de idade.
A ligação entre o TEA e a prematuridade tem sido estudada, os estudos voltados a prematuridade indicam que a prematuridade e o baixo peso no nascimento são fatores de risco para o TEA. Porque a prematuridade pode interferir no processo de maturidade cerebral em pontos importantes do desenvolvimento da criança.
Existem alguns fatores de risco para o TEA em bebês prematuros entre eles estão:
Complicações pré-natais e neonatais Hipotensão arterial materna; Idade materna e paterna avançada;
Fertilização in vitro. Complicações obstétricas durante o parto; Hipóxia neonatal ou sofrimento fetal, caracterizado pela redução ou ausência de oxigênio que deve ser recebido pelo feto através da placenta; Parto cesárea;
É muito importante que o bebê prematuro seja acompanhado com um neuropediatra para acompanhar o desenvolvimento de possíveis alterações neurológicas.
17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade: 1 em cada 10 bebês nasce prematuro e, anualmente, o Novembro Roxo chama atenção para a causa da prematuridade visando mudar essa realidade.*
No Brasil, a taxa de partos antecipados é de 12,4%, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde (2014). Somos o 10º país no ranking da prematuridade, perdendo apenas para países como Ìndia, China, Nigéria e Paquistão. *
*Fonte: ONG Prematuridade.com
Tem dúvidas? Me chama!
Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!
Instagram: @mamaequeviaja Facebook: https://www.facebook.com/mamaequeviaja/ Youtube: Canal: Mamãe Que Viaja
Abraço,
Amanda Ribeiro