Como fica a alimentação das crianças com TEA durante a viagem?
A minha dica principal para esta parte tão importante em uma viagem é RELAXA.
Somente durante os dias da viagem, manter rotina e ainda comer perfeitamente saudável durante um viagem pode deixar a viagem pesada, então pega leve. Ok?
Eu sou bem rígida com alimentação, até os 1000 dias de vida meu filho ele não comeu nada de açúcar e nada industrializado, depois, comecei a pegar mais leve. Eu sou adepta a alimentação saudável, 5 porções de frutas, verduras e legumes todos os dias, todas as refeições certinhas, mas durante uma viagem a gente precisa ser mais flexível. Nem sempre vai dar para almoçar e jantar, ás vezes o almoço pode ser só batata frita e o jantar pizza, e tudo bem, não é sempre que isso acontece, se não for o caso de alergia ou restrição alimentar, seja leve, se não você não vai curtir.
Eu faço assim, pelo menos 1 refeição no dia precisa ser completa, se almoçou bem, pode comer pizza no jantar, se não almoçou, vamos procurar um jantar com proteína, legumes e verduras.
programe-se, monte roteiro da viagem já sabendo onde vão fazer pelo menos uma refeição principal.
Certifique-se que o restaurante sirva os alimentos que seu filho come, se for o caso ligue, pergunte.
Leve de casa, se a criança tem alguma restrição ou seletividade alimentar. Leve em frasqueiras térmicas, durante uma viagem não indico começar testar alimentos, time que está ganhando não se mexe.
Para viagens curtas você pode levar as marmitinhas congeladas, ou pode comprar as marmitinhas na cidade. Durante uma viagem para Natal – RN eu encontrei comidinhas para bebê orgânicas na internet, eles me entregaram no hotel, fiquei o resto da viagem tranquila quanto a alimentação. http://petitpoti.com.br/ fica em Natal-RN mas em quase todos os estados do Brasil já tem https://emporiodapapinha.com.br/
No avião, ônibus ou carro leve comidinhas, petiscos, que a criança gosta
É muito comum que crianças com TEA (transtorno do espectro autista) tenham seletividade alimentar abaixo tem 5 dicas básicas para lidar além de muita paciência claro:
1 - Respeite o apetite da criança ou a falta de apetite (Não force, ninguém gosta de comer quando está sem fome)
2- Mantenha a rotina (Durante a viagem tente manter os horários próximos)
3 - Dê o bom exemplo. (Mostre que você está comendo que é saudável)
4 - Minimize distrações (Desligue, celulares, tablets, TV)
5 - Não ofereça doces e sobremesas como recompensa (Não é fácil, mas a criança precisa comer porque é saudável e faz bem, não porque vai ganhar alguma coisa.) Eu tenho a sorte, do Arthur não ter seletividade alimentar (graças a Deus), ele come muita fruta, legumes, verduras algumas, a minha maior dificuldade é com lanchinho, o Arthur não está acostumado a comer besteira, lanche, hot dog, hambúrguer, pizza ele só gosta de uma, então tenho dificuldade de jantar besteira, porque a gente gosta de jantar lanche, mas o Arthur gosta mesmo é de arroz, feijão, ovo, carne tomate, spaguetti rsrs então gosto de procurar lugares que tenham opção de comida e lanche! Tem dúvidas ? Me chama?
Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!
Instagram: @mamaequeviaja Facebook: https://www.facebook.com/mamaequeviaja/ Youtube: Canal: Mamãe Que Viaja
Abraço,
Amanda Ribeiro