5 dicas para um Desfralde Consciente
Estamos quase chegando na fase do desfralde, eu estou bem tranquila quanto a isso, por aqui não tenho pressa, mas achei que iria demorar mais, o Arthur desde semana passada vem avisando quando vai fazer xixi ou cocô, não quer mais ficar com a fralda quando tem cocô ou xixi. Por aqui já temos o POTETTE plus 2 EM 1, ele é um redutor de assento e também um troninho portátil. É super higiênico, confortável, para ser usado em qualquer lugar. Já vou na escola conversar para ver se realmente está na hora, morro de medo de me antecipar e bagunçar a cabeça dele ou criar traumas. Mas algo me diz que vai ser tranquilo.
O Potette Plus é da Gear Baby e super fácil de encontrar, porque vende em várias lojas on line. Confere na www.missybaby.com.br
Pedi para a Fernanda Vernilo me enviar algumas dicas básicas sobre desfralde e agora quero compartilhar com vocês.
1. Respeitar a individualidade da criança Não tem idade certa para fazer o desfralde, cada criança é única, evitar comparar com outros filhos, ou filhos de amigas, cada criança tem o seu tempo. Os pais precisam compreender que a criança precisa estar pronta – e isso acontece quando ela tem apoio, acolhimento, diálogo, empatia e é respeitada. Cada corpo funciona de uma maneira.
2. Nunca fazer desfralde coletivo O desfralde coletivo é muito comum em escolas e creche, mas as crianças são diferentes, é impossível que todas as crianças estejam vivendo a mesma fase juntas e o desfralde é um momento que precisa de muita atenção individual. Se a escola fizer pressão para o desfralde não cedam! Ganhar estrelinhas e parabéns pode fazer com a criança se sinta atrasada quando não corresponder às expectativas.
3. Não usar época do ano para fazer desfralde Não é porque está no verão, e esta calor, e precisa fazer o desfralde, é claro que no verão, é mais fácil deixar a criança de calcinha ou cueca, mas pode ser que a criança não esteja preparada nesta época.
4. Sempre observar se a criança está usando a fralda como calcinha ou cueca
Quando ela começar a avisar quero, fazer xixi ou cocô, mas a criança fizer na fralda quer dizer que ela ainda precisa da fralda. Segurar é um comando para o esfincter, e soltar é outro comando para o esfincter, a criança vai estar pronta para o desfralde quando ela conseguir avisar que quer fazer xixi, segurar até chegar no banheiro. 5. Livros: Contação de histórias no banheiro é receita de sucesso para o desfralde. Livrinhos sobre o tema ajuda muito. O que vale, se dúvida: dispor de tempo para a criança, sentar e ler junto e, com paciência e consciente de que é um longo processo, ajudá-la a compreender que fazer cocô e xixi fazem parte da nossa natureza.
Você sabia que o desfralde não depende da força de vontade da criança? “Tchau, fralda. Foi bom te conhecer!” é o primeiro livro do Brasil que promove e apoia o Desfralde Consciente, contemplado por quatro diferentes fases que devem ser conduzidas pela própria criança, cada uma a seu tempo.
Apesar do costume de vincular desfralde à época do ano ou idade, a criança só está efetivamente pronta para esta importante transição quando ela mesma perceber que não precisa mais das fraldas, evoluindo para o interesse de não usar mais.
Cabe aos pais dar espaço e tempo para a criança, sem pressa. Deixar que ela mesma guie esse processo, descubra suas capacidades e habilidades, desenvolva as ferramentas necessárias.
Sobre a Fernanda Vernilo Meu nome é Fernanda Vernilo, sou formada em Relações Públicas e moro em São Paulo. Trabalhei com comunicação corporativa em grandes empresas por mais de 10 anos até meu filho nascer e mudar minha vida. Agora, estou me aventurando pelos mares do empreendedorismo materno e encontrando um novo significado para a importância da comunicação, que sempre fez parte da minha vida profissional. Foi assim que surgiu a Coleção Conto com Você. Comecei a escrever livros condutores de diálogo por acreditar na importância do discurso verdadeiro e transparente para a criação de vínculos. Os contos são feitos para crianças a partir de um ano de idade, para serem lidos junto com mães, pais, familiares e cuidadores, despertando também o interesse pela literatura.
Site: https://www.colecaocontocomvoce.com.br/ Instagram: @colecaocontocomvoce
Sobre a Gear Baby A GEAR BABY nasceu em 2014, com a ideia de apresentar ao mercado infantil brasileiro produtos inovadores e soluções práticas e eficientes para o cuidado com as crianças. Desde então, importa e distribui as marcas Potette, Aqueduck e Squeasy. "O mercado precisa acompanhar as mudanças do mundo, por isso nosso foco está sempre em nossos clientes e em suas necessidades de praticidade, segurança e inovação."
Site: www.gearbaby.com.br Instagram: @gearbaby Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!
Instagram: @mamaequeviaja Facebook: https://www.facebook.com/mamaequeviaja/ Youtube: Canal: Mamãe Que ViajaUm
Abraço,
Amanda Ribeiro