top of page

Dicas para planejar uma viagem econômica com bebês e crianças

Quando a família cresce, as férias geralmente incluem gastos maiores. É mais comum do que se imagina famílias não incluírem bebês e crianças em algumas viagens, ou até desistirem delas, por considerarem o valor muito alto. Mas, não precisa mesmo ser assim. Vocês podem ter férias deliciosas sem gastar tanto com seus filhos ou outros pequenos, com um pouquinho de planejamento e organização.

Claro que, para ajudar, aqui vão algumas dicas bem interessantes:

> Analise os gastos previamente para escolher aí o destino: é fato que há lugares mais caros, e outros mais baratos, no Brasil e no mundo. Faça algumas pesquisas online sobre as atrações e passeios, preços de estadia e opções de alimentação – e a partir de qual idade as crianças pagam determinados gastos, como transporte público, ingressos e refeições. Não é algo longo não, um panorama geral, e você pode perder um pouquinho de tempo, mas definitivamente não perderá dinheiro.

> Use estadias diferentes: há quem queira ir para um hotel, mas essa geralmente é a opção de estadia mais cara. Caso uma hospedagem como esta não esteja em seu orçamento, procure alternativas, como aluguel no Airbnb e até mesmo hostels: há vários com quartos para famílias, já vi Hostel até com brinquedoteca. Se você for mais desapegado e descolado, há alternativas até mesmo mais em conta, como o Couchsurfing e a Troca de Casas, que é ótima para famílias. Informe-se sobre essas opções!

> Cozinhe ou encontre alternativas para suas refeições: A alimentação costuma ser um gasto significativo nas viagens com bebês e crianças, inclusive com vários restaurantes que cobram o valor total das refeições, como buffets. Por isso, não coma na rua, mas prepare ou leve para casa. Você pode cozinhar e preparar seus pratos, caso esteja em um local com cozinha (e isso ajuda inclusive a manter uma alimentação mais saudável aos pequenos). Caso esteja em um hotel, arme seu piquenique no quarto e procure opções pré prontas em mercados ou lojas de conveniência. Verifique se o hotel tem uma copa, e se sim, você pode finalizar seus preparos diariamente nela.

> Viaje para destinos com atrações gratuitas: Você pode, entre os destinos mais kids friendly, ver quais são os passeios, e escolher cidades com atrações gratuitas, ou optar pelos passeios gratuitos. No Brasil, por exemplo, Curitiba é uma cidade de muitos parques, e você não paga para conhecer nenhum deles. O litoral do país todo também é uma ótima opção, afinal se fizer por conta ninguém paga para conhecer quantas praias quiser. E até mesmo destinos internacionais e badalados tem lugares gratuitos. Paris está cheia de praças e parques, museus com dias específicos que você não paga a entrada, ou descontos com compra prévia online de ingressos. Enfim... com pesquisa e planejamento, você economiza, e não é pouco.

> Aproveite para voar antes dos 2 anos: Até esta idade, os bebês podem viajar de avião no colo dos pais, tem direito a despacho gratuito de carrinho de bebê e bebê conforto, e pagam apenas a taxa de embarque. Aproveite para planejar uma viagem antes de completar 2 anos, e fique atento que, se o bebê fizer aniversário no meio da viagem, ele já vai pagar ao menos o retorno. Faça ida e volta antes dos 2 anos, vale a pena!

As dicas são muito boas, não são? Planejamento é uma grande chave para a economia, especialmente em família. Não deixe de viajar, aproveite muito!

Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!

Instagram: @mamaequeviaja

Um Abraço,

Amanda Ribeiro

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page