Como amamentar um bebê prematuro?
- Amanda Ribeiro
- 15 de nov. de 2019
- 5 min de leitura
Eu nunca sonhei em ter um parto normal, sempre pensei que teria um parto cesárea, não queria um parto normal, nem era para não sentir dor, o meu medo sempre foi ficar muitas horas em trabalho de parto ou o bebê passar da hora! Mas eu sempre sonhei amamentar, queria muito poder dar meu leite, para o meu beber crescer.
Nos meus planos, tudo o que programei, saída de maternidade, quartinho, um vídeo lindo do parto, nada deu certo, o Arthur nasceu muito inesperadamente com 32 semanas. Eu acordei um dia muito inchada, achei que estava retendo líquido, então fui ao hospital, e minha pressão estava muito alta 16 x 10 , na mesma hora fiquei internada, mas achei que era só controlar a pressão e já poderia voltar para casa. Fiquei 3 dias internada e no dia 20-03-17 as 21h43, tiveram que fazer o meu parto cesárea de emergência pois o bebê já estava entrando em sofrimento!
O Arthur nasceu com 1,400,kg, 40 cm, foi direto para a UTI Neonatal, para a incubadora. Meu mundo caiu! Quando eu vi ele a primeira vez, cheio de fios, oxigênio, tão pequeno , tão magrinho, chorei por muitas horas, meu medo era ele não sobreviver. Voltei para o quarto, da maternidade mas não tinha bebê, dois dias depois tive alta da maternidade, fui para casa sem o meu bebê.

No terceiro dia, na primeira noite em casa, meu leite desceu, acordei com o seio enorme, empedrado, fui direto para o banco de leite, lá recebi as orientações para o meu leite não secar, como o bebê não iria mamar, eu teria que tirar leite, no banco de leite e também em casa, de 3 em 3 horas como se o bebê estivesse mamando.
No mesmo dia, aluguei uma bomba para tirar leite no www.cantinhodamamae.com.br Comecei a tirar leite de 3 em 3 horas enquanto estava em casa, no terceiro dia eu já estava tirando mais de 200 ml . Tomava 3 litros de água, por dia, demorou 5 dias, para o Arthur receber o meu leite, começou tomando 20 ml de leite materno na sonda, depois foi aumentando, quando estava com 14 dias ele começou a usar sonda dedo e já estava tomando mais de 60ml.
No dia 04-04-16, no dia do meu aniversário ganhei de presente amamentar o Arthur pela primeira vez, ele mamou direitinho, fez a pega perfeita, foi lindo!
Depois deste dia não parei mais de amamentar, amamentei ele exclusivamente até os 8 meses.
Muitas mamães de UTI, não tem este privilégio, e não conseguem amamentar os bebês, preparei este post, para você que é uma futura mamãe, ou conhece alguém que teve um bebê prematuro possa indicar estas dicas!!

Dicas para amamentar um bebe prematuro:
- FIQUE CALMA Esta é a parte mais difícil, eu chorava dia e noite, ir para casa, e deixar o nosso filho lá sozinho, na incubadora, é terrível, mas tenta ficar calma, vai passar, no tempo certo, seu bebê vai para casa com você. Viva um dia de cada vez, cada dia é uma vitória para o nosso bebê. Tenta pensar nas coisas boas que aconteceram no dia, se seu filho tiver entubado, agradeça por ele não estar entubado e fazendo diálise, tudo poderia ser pior, pense nas pequenas coisas boas. No começo a gente chora porque está em casa sem o bebê, mas com o passar dos dias a gente começa a agradecer, porque tem tanta gente cuidando do nosso bebê, imagina um bebê de 1 kilo em casa? Não dá nem para segurar direito, imagina dr banho. Quando o Arthur estava perto de sair da UTI eu já não estava mais ansiosa para que ele fosse para casa, queria que ele fosse pra casa maravilhosamente bem, o mais gordinho possível. Então minha dica é pense positivo sempre.
- TIRE LEITE DE 3 EM 3 HORAS Durante o tempo em que o bebê está na UTI, a gente fica despedaçada, eu chorava dia e noite, é a pior dor do mundo ficar longe do nosso filho! Mas calma, força, fé, tirar o leite de 3 em 3 horas ajuda a aumentar a produção. Eu tirava leite de manhã e a tarde no banco de leite e a noite em casa eu tirava, de madrugada eu tirava 2 vezes. Meu corpo achava que tinha bebê mamando e começou a produzir muito. Outra dica, congele o leite esses primeiros dias de leite é um leite muito forte, dependendo de quando o seu bebê sair, você poderá usar.
- BEBE ÁGUA - 80% da produção do leite é composta por água, então, mesmo com a rotina pesada da UTI, beba muita água.
- DESCANSE Sei que é muito difícil, esta parte, porque nós passamos o dia inteiro na UTI, em pé ou fazendo mãe canguru, mas dormir, é essencial para a produção de leite. Separe um dia na semana para não ficar o dia todo na UTI, deixa o papai, fica em casa descansando.
- PEGA PERFEITA Quando o bebê pega direitinho, o bico não fissura, não machuca, então, busque ajuda para que o bebê faça a pega correta. Eu aprendi a amamentar na UTI com as fonos elas são especialistas.
- ACORDAR O BEBÊ Quando o Arthur foi para casa e até mesmo na UTI, era muito difícil manter o bebê acordado, ele começava a mamar e logo dormia, então eu sempre tirava a roupinha do Arthur para mamar, fazia cocegas nos pés, não deixava ele dormir no peito, se não ele mamava 4 minutos dormia e acordava meia hora depois com fome.
- ACORDAR O BEBÊ PARA MAMAR A maior preocupação de uma mãe de UTI é o bebê perder peso, eles nascem tão magrinhos, cada grama que o bebê ganha a gente faz uma festa. Os bebês normalmente só saem da UTI com 2 kg o Arthur nasceu com 1.490 kg , a nossa luta diária era para ele não perder peso. Depois que o bebê vai para casa, nós precisamos acordar o bebê para mamar, bebês prematuros, não podem ficar mais de 4 horas sem mamar, porque baixa a glicemia, então o máximo são 3 horas.
- AMAMENTE EM LIVRE DEMANDA No começo eu marcava, no aplicativo, a hora e o tempo das mamadas, não precisava, mas me ajudava a lembrar qual foi o último peito que eu dei, e ficava mais tranquila em saber que ele mamou bem. Mas o ideal é amamentar em livre demanda, quando o bebê quiser, sem anotar, naturalmente, a mãe fica mais feliz, e o bebê também.
- CONFIE NO SEU LEITE ele é mágico. O Arthur teve alergia a proteína do leite de vaca, APLV enquanto estava na UTI porque durante a madrugada ele tomava 2 mamadas de fórmula. O banco de leite não tinha pasteurização, então o leite que eu tirava as 17h00 só durava 8 horas então ele teve que tomar fórmula. O Arthur foi para casa mamando leite materno e complemento de fórmula NEOCATE 40ml, mas ele mamava o peito e depois não queria a fórmula, eu com medo dele emagrecer, comecei a intercalar o leite materno e a fórmula, fiz isso durante 10 dias, achando que ele iria ganhar mais peso com a fórmula do que com o leite materno. Quando cheguei na consulta o pediatra, disse pode parar com a fórmula, seu leite é muito melhor! Parei, e o Arthur engordava quase 1 kilo por mês só com leite materno.
- NÃO DESISTA você consegue busque ajuda, consultoras de amamentação, até relactação, mas faça tudo o que você puder para amamentar o seu bebê prematuro leite materno é vida para bebês prematuros.

Este é o Arthur mamando pela primeira vez, 14 dias depois de nascido, foi o momento mais lindo, queria que todas as mães de UTI pudessem amamentar, mas isso as vezes não é possivel, mas qualquer mãe pode ajudar um bebê prematuro doando leite materno, acesse nossa página especial https://www.mamaequeviaja.com/doacao-de-leite-materno e conheça a campanha!
Gostou do Post? Tem alguma dúvida ou sugestão? Manda pra mim mamaequeviaja@gmail.com
Um Abraço,
Amanda Ribeiro - @mamaequeviaja